“Fadiga do ombro” é um termo usado para descrever uma sensação de cansaço ou sobrecarga no ombro, que pode ocorrer após atividades físicas intensas, movimentos repetitivos ou uso prolongado da articulação do ombro. Esse termo ganhou destaque na última semana, no mundo do esporte, com a notícia de que o astro do beisebol americano, Max Scherzer, iniciou a temporada 2024 da MLB (Major League Baseball) na lista de contundidos por conta de uma fadiga no ombro direito.
O problema, no entanto, não atinge só atletas. Profissionais que realizam tarefas que envolvem levantamento de pesos, trabalho acima da cabeça ou movimentos repetitivos, como pintores, trabalhadores da construção civil e trabalhadores de fábricas, também podem sofrer com fadiga no ombro, assim como pessoas que passam longas horas em frente a um computador ou com má postura.
Se não tratada adequadamente, pode levar a diversas complicações que afetam tanto a vida diária quanto a saúde a longo prazo. Quais são essas complicações? Como tratar o problema? Especialistas da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo podem responder essas e outras questões.
Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo
A Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo é uma associação científica de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída por médicos interessados no estudo das afecções ortopédico-traumáticas das articulações do ombro e cotovelo. Com 35 anos de existência, a SBCOC atua no incentivo e aperfeiçoamento e difusão dos estudos, conhecimentos, pesquisas e prática de cirurgia de ombro e cotovelo, provendo condições de atualização permanente dos médicos por meio de ensino, pesquisa e educação continuada.