Stephanie Romero – Em Mato Grosso do Sul, 120 empresas começam o ano com uma oportunidade única: aplicar inovação na prática e com foco em seu nicho de mercado. O Programa Decola Empresas é uma iniciativa do Senac MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso do Sul) em parceria com o Governo do Estado por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, tecnologia e Inovação) e foi lançado na quinta-feira (29).
As empresas foram selecionadas por meio de edital e integram os setores de varejo, saúde e turismo, em cinco municípios de Mato Grosso do Sul. “Queremos ampliar o número de empresários entendendo sobre como a mudança interna para uma mentalidade de inovação e de transformação digital pode gerar nos pequenos negócios”, afirma Jordana Duenha, diretora regional do Senac Mato Grosso do Sul
Serão oito meses de troca entre empresários e mentores, com foco em aprender sobre inovação e principalmente, sobre como aplicar em seu negócio. Serão duas etapas, somando mais de 60 horas de mentoria especializada para colocar os projetos em prática. O programa Decola Empresas é gratuito.
Diretora de inovação, planejamento e tecnologia do Senac MS, Ana Carina Pini de Mello, explica a escolha dos três setores. “Selecionamos empresas de varejo, saúde e turismo porque são os setores que mais crescem no Estado e quem tem maior potencial de mudança diante dos investimentos atraídos pelo Governo do Estado“, afirma.
Inovação exige mudança de olhar
Titular da Semadesc, o secretário Jaime Verruck abordou sobre transição econômica, tributária e logística e os impactos diretos nas empresas. “Mato Grosso do Sul talvez seja um dos estados mais bem posicionados nessa agenda de transição energética e com investimentos. Estamos fazendo um esforço brutal para que o estado continue crescendo de forma competitiva e precisamos de empresas competitivas”, destaca o secretário.
A palestra da noite ficou por conta de Allan Costa, especialista em inovação, que destacou que nos últimos anos aprendemos que inovação depende de tecnologia, mas isso não é verdade, inovação depende de mentalidade, do empresário adquirir o estado de espírito inconformado, de querer fazer melhor.
“A gente hoje não tem como falar de negócio competitivo sem falar de inovação e exatamente isso que o Decola vai trazer, de maneira objetiva e aplicável para gerar resultados, que é isso que no final do dia importa para o empresário”, afirma o palestrante.
As empresas já foram selecionadas, mas quem não se inscreveu e tem interesse, pode mandar seus dados para o e-mail decola@ms.senac.org.br, para possíveis novas vagas.
80 anos de história e olhar para o futuro
No dia 10 de janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) completou 80 anos. Unindo tradição, autenticidade e inovação, a Instituição vem, desde 1946, impulsionando o Comércio e contribuindo para o fortalecimento socioeconômico nacional. E agora, comemora suas conquistas de olho no amanhã.
Em MS, a trajetória do Senac acompanha o desenvolvimento do Estado. A atuação começou em 1947, ainda no período de estado uno, e ganhou estrutura própria em 1980, com a criação do Departamento Regional, dois anos após a divisão do território sul-mato-grossense.

O Sistema Comércio MS é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, IPF e Sindicatos. É presidido por Edison Araújo. A entidade é administrada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.




