Heitor Sampaio – Em 2026, a Águas Guariroba vai intensificar os investimentos em saneamento básico e abastecimento de água, levando obras estruturantes a 22 bairros de Campo Grande, com impacto direto na qualidade de vida da população e no desenvolvimento urbano das regiões atendidas. Ao todo, mais de 100 mil pessoas serão beneficiadas com as obras.
Os bairros Aero Rancho, Batistão, Cabreúva, Centenário, Nova Campo Grande, Nova Lima, Parati, Rita Vieira, Tijuca, Tiradentes e Universitário receberão novas redes coletoras de esgoto, ampliando o acesso ao serviço, reduzindo riscos à saúde pública e promovendo a preservação ambiental. A expansão do sistema irá impactar mais de 68 mil moradores, que passarão a contar com coleta e tratamento adequados do esgoto, além de valorizar os imóveis e o entorno urbano.
Para a moradora Silvana da Silva Ferreira, do bairro Jardim Nhanha, que já está recebendo obras de extensão de rede de esgoto, a chegada do serviço representa saúde para quem vive na região. “Com a chegada da rede de esgoto, a gente passa a ter mais segurança para as famílias, menos riscos de doenças e mais qualidade de vida. É uma mudança que vai refletir diretamente no dia a dia de todos os moradores”, afirma.
Além do esgotamento sanitário, moradores das regiões atendidas pelas ruas Portugal, Paraguai, Aguiar Pereira de Souza, Paraíba, Goiás, Alagoas e Pedro Celestino, bem como das avenidas Primeiro de Maio e Madrid, serão beneficiados com a substituição de redes de água, garantindo maior eficiência no abastecimento, redução de perdas e mais segurança operacional.
Essas mesmas vias receberão recomposição asfáltica completa após a conclusão das obras, assegurando a recuperação do pavimento e a melhoria das condições de tráfego. A intervenção devolve às ruas e avenidas condições adequadas de circulação, minimizando impactos e promovendo mais conforto e segurança para motoristas e pedestres.
Para Hermínio Ferraz, que mora na Avenida Madrid há 20 anos, a reposição do asfalto é um alívio. “Eu acho ótimo, uma maravilha. Vão recapear toda a rua, então vai ficar uma beleza”, afirma.
Modernização do abastecimento
O pacote de obras em 2026 também reforça o abastecimento nos bairros e regiões do North Park, Rouxinóis, Colúmbia e Inápolis, com a implantação de seis reservatórios metálicos de água. As intervenções consistem na substituição de estruturas existentes por novos reservatórios, instalados em bases já implantadas, o que proporciona mais segurança operacional e confiabilidade ao sistema.
A perfuração do Poço Moreninhas e a construção do reservatório Imbirussu também estão entre as obras estratégicas previstas para 2026 e serão essenciais para fortalecer o sistema de abastecimento das regiões sul e oeste de Campo Grande.
As novas estruturas vão beneficiar diretamente cerca de 34 mil moradores, além de contribuir para a melhoria do fornecimento de água a aproximadamente 61 mil pessoas em bairros do entorno, assegurando maior confiabilidade operacional e regularidade no abastecimento, especialmente nos períodos de maior demanda.
De acordo com a diretora-executiva da Águas Guariroba, Francis Faustino, os investimentos integram o planejamento estratégico da concessionária e priorizam regiões em crescimento ou com necessidade de modernização da infraestrutura. “Levar saneamento aos bairros é investir diretamente em saúde, dignidade e desenvolvimento urbano. As obras de 2026 reforçam esse compromisso com a população de Campo Grande”, destaca Francis.
Com atuação concentrada nos bairros e intervenções que abrangem esgoto, água e pavimentação, a Águas Guariroba segue avançando na universalização do saneamento e na construção de uma cidade mais sustentável e preparada para o futuro.
Referência no Saneamento
A Águas Guariroba, faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que atua são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.
Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. No interior de MS, a Aegea está presente pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.




