UFMS de Aquidauana comemora a conquista de 123 novos profissionais

Solenidade de colação de grau da UFMS de Aquidauana (CPaq) reuniu, nesta terça-feira, 16, mais de 120 formandos dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Geografia (bacharelado e licenciatura), História, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Licenciatura Intercultural Indígena e Pedagogia, além de concluintes dos cursos de Tecnologia em Ciência de Dados, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead). A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS e contou com a presença de professores, técnicos-administrativos, estudantes, além de familiares e amigos. 

A reitora Camila Ítavo presidiu a cerimônia e destacou a importância de cada conquista dos formandos. “Quero agradecer, mais uma vez, a toda a nossa família da UFMS de Aquidauana e Anastácio. Quero dizer o quanto fiquei emocionada em estar neste ginásio. Falo aqui de sentimento. Conseguimos, com simplicidade, acolher todas as famílias de maneira amorosa, carinhosa, simples, mas significativa. A segunda palavra é celebrar. Celebrar momentos alegres nos fortalece para os desafios que virão em nossas vidas. Nunca se esqueçam de celebrar! Primeiro agradecemos aos professores e técnicos, e também à sociedade brasileira, que confia e financia a universidade pública por meio dos impostos. A terceira palavra é iluminar. Que vocês iluminem os caminhos. Agora vocês detêm esse conhecimento. E a luz, quando recebida, não se guarda ou se apaga; ela deve ser compartilhada. Iluminem a trajetória de vocês, junto aos amigos, familiares, colegas, nas salas de aula, laboratórios, empresas, instituições públicas ou privadas”, discursou.

A diretora do CPaq, Ana Graziele Toledo, celebrou a dedicação dos concluintes. “Hoje, a nossa UFMS de Aquidauana tem um dia muito especial: a colação de grau dos nossos egressos. O amor leva ao afeto e o afeto é uma função mental superior, que coordena nosso existir. Se nos relacionamos com as pessoas e somos flexíveis, é por conta disso. O amor é mostrado no cinema, no teatro, é cantado, mas, sobretudo, o amor é vivido. No filme De Volta para o Futuro, há uma frase na música Feeling the power of love. Sintam o poder do amor. É isso que desejo para vocês: que, em tudo que fizerem, sintam a força do amor em suas ações. Que o amor os leve para o futuro, nos conserve no presente e permita que vocês, queridos egressos, não parem tão cedo. Que sejam tolerantes, façam muitos amigos e, quando for difícil, consigam recomeçar através do amor. Sejam muito, muito, muito felizes”, desejou.

Paraninfo da turma de Licenciatura Intercultural Indígena, Aronaldo Júlio representou todos os homenageados. “Sei o quanto essa solenidade é importante para cada um de nós, principalmente aos formandos, mas sei também que, provavelmente, ainda mais importante para os pais, familiares e as pessoas que os amam. Ao saírem daqui, não levem apenas o diploma, mas a responsabilidade de fazer a diferença. Sejam justos, reconhecendo seus erros e não os atribuindo aos outros. E acima de tudo, sejam guardiões de suas profissões. Nesse momento  solene, caros formados indígenas da UFMS, esta formatura é um marco de resistência e sabedoria ancestral, onde vocês como sementes de seus povos agora qualificam a luta pela educação, pela educação diferenciada, honrando os conhecimentos tradicionais e a terra e devem ousar ser agentes de transformação, buscando a felicidade e defendendo com paixão a cultura e o futuro de suas comunidades”, destacou.

A licenciada em Pedagogia Vitória Munhoz Silva discursou em nome dos colegas. “Há quatro anos, fomos recebidos nesta instituição. Há quatro anos, nos eram apresentados outros olhos que brilhavam e ansiavam por esse lugar. Cada desafio enfrentado era um combustível. A Universidade é mais que um espaço de aprendizado, é um espaço que nos força a desenvolver o pensamento crítico, no sentido de questionar e de nos posicionar diante de situações que exigem responsabilidade, compromisso com o coletivo e a coragem de sair do conforto e agir. Quando levamos nossos projetos de pesquisa às feiras científicas, apresentamos nossas ideias à sociedade e, com isso, somos capazes de transformá-la. Cada pessoa carrega um mundo dentro de si. Se o mundo de alguém durante esses anos foi transformado, é porque valeu a pena. Foram quatro anos intensos, atravessados por cansaço, dúvidas, medos, mas nunca estivemos sós. Que levemos conosco tudo o que aprendemos aqui, o conhecimento, mas também a coragem de questionar, de transformar e de não nos conformar. Que cada um de nós seja, em sua área, combustível para novos fogaréus”, disse.

O Conselho Universitário concedeu, ao final da cerimônia, menções honrosas aos concluintes com maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico.

O calendário de colações de grau do segundo semestre de 2025 chega ao fim amanhã, 17, com as cerimônias de colação de grau da UFMS de Três Lagoas, realizadas em dois horários: às 14h e às 19h.

Lúcia Santos

Fotos: Reprodução/TV UFMS

Compartilhe:

Sobre Nós

Somos seu portal de notícias confiável e atualizado, trazendo as principais informações locais, nacionais e internacionais. Nossa equipe dedicada trabalha 24 horas por dia para oferecer jornalismo de qualidade, com credibilidade e imparcialidade.

© 2024 Todos Os Direitos Reservados – Gazeta Morena