Mutirão de saúde: Hospital Universitário realizará mais de 52 mil atendimentos

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) promoverá, no dia 13/12 (sábado), o mutirão do “Dia E – Ebserh em Ação”, vinculado ao Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS). Estão previstas a realização de mais de 260 cirurgias e exames. 

Essa é a última edição do “Dia E” em 2025, o maior mutirão de saúde pública do país, com mais de 52 mil procedimentos, sendo 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e mais de 40 mil exames.

O Dia E visa a redução de filas nas principais especialidades, aumentando o acesso da população a atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS), e ocorrerá, de forma simultânea, em todos os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, reafirmando seu papel na assistência à saúde pública. 

Estão agendados no Humap-UFMS 226 exames (sendo 60 espirometrias, 60 tomografias, 60 ultrassons, 16 radiointervenções e 30 ecocardiogramas); e 27 cirurgias (07 procedimentos de hemorroidectomias, 10 procedimentos de hernioplastias e 10 laqueaduras tubárias).

A auxiliar de produção Kelle Katiane Silva Peres, 47 anos, é uma das pacientes beneficiadas pelo mutirão do “Dia E”. Ela fará uma cirurgia de hérnia umbilical que está aguardando há mais de um ano. “Sinto muitas dores, dói muito para sentar, para me abaixar. Por isso sou muito grata a esse mutirão e a Deus!”.

Compartilhe:

Sobre Nós

Somos seu portal de notícias confiável e atualizado, trazendo as principais informações locais, nacionais e internacionais. Nossa equipe dedicada trabalha 24 horas por dia para oferecer jornalismo de qualidade, com credibilidade e imparcialidade.

© 2024 Todos Os Direitos Reservados – Gazeta Morena