As ventosas costumam ser aplicadas nas costas, braços, pernas, pés, rosto, entre outras partes do corpo
De origem chinesa, a ventosaterapia é uma técnica que vem sendo bastante procurada por conta dos seus benefícios, seja para aliviar dores ou promover o bem-estar. Ela deve ser realizada apenas por profissionais experientes, que avaliarão o caso de cada paciente e determinarão a melhor abordagem.
“Essa técnica pode ser utilizada em casos de dores musculares e articulares. Ela também é eficaz no tratamento de celulite, podendo ajudar a reduzir a retenção de líquidos e melhorar a aparência da pele”, explica Marcel José, coordenador dos cursos de Fisioterapia e Estética e Cosmético da UNINASSAU Paulista.
Esse método chinês estimula a circulação sanguínea, promove o relaxamento muscular, reduz o estresse e diminui inflamações. “Quando aplicadas em pontos específicos, a técnica pode ser benéfica em casos de dores de cabeça e enxaqueca, diminuindo a intensidade desses problemas”, adiciona. Marcel alerta que, apesar das diversas vantagens, a ventosaterapia deve ser realizada com cautela e orientação profissional. “Além disso, as ventosas não devem ser aplicadas em gestantes e pessoas com problemas de coagulação sanguínea, feridas abertas ou doenças de pele graves”.
Crédito: Freepik