ALEMS reconhece o trabalho de homens e mulheres da segurança

Osvaldo Júnior  / Foto: Wagner Guimarães – O plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) foi palco, na noite desta terça-feira (25), de uma solenidade dedicada ao reconhecimento do trabalho de homens e mulheres que atuam na proteção da população sul-mato-grossense. Por proposição do deputado Coronel David (PL), o Parlamento entregou a Medalha Coronel PM Adib Massad a 42 profissionais da segurança pública.

Deputado Coronel David, propositor da sessão solene

Presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social da ALEMS e autor da Resolução 31/2017, que instituiu a honraria, o deputado Coronel David destacou a importância dos profissionais homenageados e o legado do Coronel Adib. “É uma satisfação estarmos reunidos para reconhecer profissionais que, ao longo dos anos, se destacaram pela dedicação, coragem e compromisso diário com a proteção da nossa população”, disse o parlamentar em sua saudação inicial.

O deputado ressaltou a importância do trabalho diário de cada um dos profissionais homenageados. “Cada homenageado nesta noite contribui, de forma decisiva, para fortalecer a segurança pública de Mato Grosso do Sul”, enfatizou. Ele também falou sobre o significado da medalha. “Essa comenda traz o nome de um dos maiores ícones do enfrentamento ao crime no Estado e no país. O Coronel Adib foi exemplo de segurança, firmeza e absoluto respeito à lei”, considerou. 

Constantina Massad, esposa de Adib, recebeu flores 

No início da cerimônia, foi exibido um vídeo produzido pela TV ALEMS em homenagem ao Coronel Adib, ressaltando sua trajetória e seu legado para a segurança pública sul-mato-grossense. Ainda no primeiro momento da solenidade, a esposa do coronel, Constantina de Souza Benevides Massad, recebeu um buquê de flores como forma de homenagem.

“Parabéns, Coronel Adib; te amo, papai”, diz filho do homenageado

Filho do homenageado, Jeder Eduardo Massad destacou o lado do homem Adib. Ele afirmou que, mais do que títulos ou conquistas, é preciso olhar para “o homem por trás do uniforme”. “Um menino de origem simples que conheceu cedo a responsabilidade, a disciplina e a dor da ausência da família”, disse. Também relatou que o pai enfrentou a fome, o preconceito e a solidão. “Mesmo conhecendo tudo isso, transformou suas marcas em caráter, coragem e compaixão”, acrescentou.

Jeder destacou, ainda, o papel do pai dentro de casa. “Para o mundo, ele era o Coronel Adib, mas para nós ele era simplesmente papai”, afirmou. Segundo ele, o pai era firme e exigente, mas sempre justo. “Cada correção vinha com um ensinamento, cada bronca carregava um princípio, e cada gesto revelava o homem que ele era — alguém que acredita que o nome de um homem vale mais que qualquer riqueza”, relembrou. Ao final de sua fala, mostrou-se um admirador do Coronel e, mais ainda, um filho do Adib: “Parabéns, Coronel Adib; te amo, papai”.

Autoridades – Além do deputado Coronel David e de Jeder Massad, compuseram a mesa de autoridades os deputados Renato Câmara (MDB) e Junior Mochi (MDB); o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; o coronel Frederico Reis Pouso Salas, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS); e Lupérsio Degerone Lucio, delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS).

Também participaram da cerimônia a deputada Lia Nogueira (PSDB) e os deputados Roberto Hashioka (União), Caravina (PSDB), Antonio Vaz (Republicanos) e Professor Rinaldo Modesto (Podemos).

Honraria dá forma a um legado, afirma homenageada

Tenente-coronel Denise Higa falou em nome dos homenageados

A tenente-coronel PM Denise Rosa Higa, que falou em nome dos homenageados, destacou a importância simbólica da medalha e o legado do Coronel Adib. Em seu discurso, afirmou ser “uma profunda honra tomar a palavra em nome de todos os homenageados nesta noite” e destacou que a condecoração leva o nome de um dos maiores símbolos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Segundo ela, o Coronel Adib Massad foi “um homem de coragem singular, de espírito público inabalável e de uma vida dedicada à defesa de nossa fronteira e à proteção de nosso povo”.

Denise ressaltou ainda que, ao criar a honraria em 2017, o deputado Coronel David fez mais que instituir uma medalha. “Deu forma a um legado”, definiu. Para ela, esse legado reúne história, valores, determinação e compromisso com Mato Grosso do Sul. Ao mencionar a diversidade dos homenageados, afirmou que a presença de civis, militares, homens, mulheres, profissionais da segurança e apoiadores das forças policiais evidencia uma certeza: “a segurança pública não se faz sozinha”. E completou que ela é construída por muitas mãos — “as que investigam, as que planejam, que socorrem, que previnem, que fiscalizam, que estendem apoio, que arriscam a própria vida e que sustentam quem está na linha de frente”.

Legado a um estado que se tornou referência em segurança

Secretário Antônio Videira também prestou homenagens

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, também prestou homenagem ao coronel. Ele relembrou o período em que trabalhou diretamente com Adib Massad, destacando a postura firme e a capacidade de liderança do militar. Videira contou que, quando tinha 21 anos e exercia a função de escrivão, aprendeu diariamente com o coronel. “Na lida diária, ele, com 63 anos, e eu, com 21, víamos o quanto a sua sabedoria transcendia as estrelas que ostentava”, afirmou. “Mais que um homem da segurança pública, mais que um coronel, ele foi para muitos de nós um pai austero, firme, que corrigia como devia ser corrigido”, acrescentou.

O secretário disse, ainda, que o legado do coronel continua inspirando os profissionais da segurança pública. “De onde ele está hoje, olha para cada um de nós e nos inspira”, afirmou. Ele também comentou que a homenagem aumenta o sentimento de responsabilidade. “Todos nós devemos buscar ser não apenas policiais, não apenas pais e mães, esposas e esposos, mas muito mais que isso: sermos um modelo, como foi o Coronel Adib”. Ele concluiu destacando que o homenageado deixou “um legado inestimável para todos que vivem neste estado, que se tornou uma referência de segurança para o Brasil”.

Coronel Adib Massad – Conhecido por sua atuação na fronteira de Mato Grosso do Sul, o Coronel Adib Massad nasceu em Cáceres (MT) no dia 22 de abril de 1929. Iniciou a carreira policial em 1953, quando ingressou na Polícia Militar de Mato Grosso. Três anos depois, tornou-se delegado em Cáceres. Também foi delegado em Poxoréu, Rondonópolis e Dom Aquino, no norte do Estado, e em Jardim, Paranaíba e Porto Murtinho, ao sul.

Na região de fronteira de Mato Grosso do Sul, Adib esteve no comando do antigo Grupo de Operações de Fronteira (GOF), hoje Departamento de Operações de Fronteira (DOF), em Dourados, na década de 1990. Nesse período, ganhou notoriedade por sua atuação no combate ao crime organizado. Coronel Adib faleceu no dia 3 de março de 2021, aos 91 anos.

Compartilhe:

Sobre Nós

Somos seu portal de notícias confiável e atualizado, trazendo as principais informações locais, nacionais e internacionais. Nossa equipe dedicada trabalha 24 horas por dia para oferecer jornalismo de qualidade, com credibilidade e imparcialidade.

© 2024 Todos Os Direitos Reservados – Gazeta Morena