Hidratação, proteção e acompanhamento médico são essenciais para manter qualidade de vida
O dia 29 de outubro marca o Dia Mundial da Psoríase, iniciativa que busca ampliar a conscientização sobre a doença, orientar a população quanto aos tratamentos adequados e reduzir o estigma social. A psoríase é uma condição inflamatória autoimune, crônica e não contagiosa, marcada por placas espessas e avermelhadas na pele, recobertas por escamas esbranquiçadas ou prateadas, que podem causar coceira, dor e sensação de queimação. A psoríase vai muito além da pele, podendo acometer articulações e órgãos internos.
O dermatologista Dr. Raul Cartagena Rossi1, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, especialista em psoríase e consultor da TheraSkin®, explica que “a psoríase não tem uma única causa exata, mas sim um conjunto de fatores, entre eles a predisposição genética e histórico familiar. Porém, existem fatores de risco que podem agravar o quadro ou aumentar as chances de ocorrência, como a obesidade, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas”.
O médico explica ainda que, por se tratar de uma doença autoimune, na psoríase há uma resposta imunológica desregulada da pele, que provoca inflamações e placas de psoríase pelo corpo todo. Fatores como estresse, infecções, clima frio e o uso de alguns medicamentos podem funcionar como gatilhos, desencadeando ou agravando as crises em quem convive com a condição.
“O tratamento da psoríase tem como objetivo controlar a inflamação, reduzir as lesões e aliviar os sintomas. Geralmente, são indicados o uso de medicamentos tópicos nas formas leves, como pomadas e cremes com corticoides ou derivados de vitamina D, em formas mais graves podemos associar de terapias sistêmicas com medicamentos orais, fototerapia e mais recentemente os imunobiológicos. O acompanhamento médico é essencial, já que a doença é crônica e requer ajustes contínuos no tratamento”, ressalta o Dr. Raul.
Por fim, o dermatologista reitera que “manter uma rotina de cuidados diários faz toda a diferença para o bem-estar da pele com psoríase. A hidratação é fundamental para reduzir o ressecamento e a descamação, ajudando a restaurar a barreira cutânea. Produtos suaves, sem fragrância e com ingredientes calmantes devem ser priorizados, assim como o uso diário de protetor solar. Evitar banhos muito quentes, controlar o estresse e adotar hábitos saudáveis, como boa alimentação e sono adequado, também contribuem para diminuir a frequência e a intensidade das crises”.
Para manter a hidratação da pele, a linha Klaviê Clinical® é a ideal. O Klaviê Clinical® Creme Hidratante restaura a camada externa da pele com ação imediata e prolongada, mantendo a hidratação por até 24 horas, sendo indicado para pele seca, extrasseca, sensível, sensibilizada e irritada. Já Klaviê Clinical® Loção Hidratante é desenvolvida para peles muito ressecadas, sensíveis e sensibilizadas, que promove o alívio das coceiras e descamações, mantendo o pH fisiológico da pele, especialmente devido a presença de ativos calmantes derivados da aveia.
A pele sensibilizada causa desconforto e irritação. Para aliviar e acalmar os sintomas, a linha Amilia® é a melhor aliada. Amilia® Repair é uma loção prebiótica multirreparadora que acalma, hidrata e recupera a pele. O produto atua reduzindo a vermelhidão, acalmando a irritação, coceira e sensação de calor da pele mais sensível, promovendo alívio imediato dos sintomas, possibilitando uma hidratação profunda e preservando a água da pele. Já Amilia® Talco Líquido é um produto muito indicado para áreas úmidas e dobras do corpo, sendo indicado especialmente na forma de “psoríase inversa”, onde as dobras são acometidas, sua ação gera sensação de alívio de desconfortos, irritações e coceiras, reduzindo vermelhidão e suavizando a pele.
1Dr. Raul Cartagena Rossi (CRM/SP: 224.016 RQE 141952), Médico Dermatologista, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Farmacêutico Especialista em Farmacologia e Consultor Científico da Theraskin.