No último sábado (18), uma ação da equipe de Força Tática, com apoio da equipe Canil do 4º Batalhão de Polícia Militar, resultou na apreensão de aproximadamente 500 quilos de maconha e cinco armas de fogo em uma residência localizada no Jardim Primavera, em Ponta Porã, região de fronteira com o Paraguai.
A ocorrência teve início após uma denúncia anônima recebida pelo Copom, indicando possível movimentação de tráfico de drogas em uma residência. Ao chegarem no endereço informado, os policiais visualizaram diversas peças agrícolas, aparentemente batedores de palha, sendo duas dispostas na parte externa e outras cinco no interior do imóvel, que se encontrava vazio no momento da abordagem.
Diante das suspeitas e da informação sobre o tráfico, a equipe acionou o Canil, que utilizou um cão farejador. O animal indicou odor característico de entorpecente proveniente do interior das estruturas metálicas.
Devido à dificuldade de acesso, foi solicitado apoio do Corpo de Bombeiros Militar, que realizou o corte das peças agrícolas. Dentro delas, os militares encontraram vários tabletes de maconha, totalizando cerca de meia tonelada da droga.
Durante a vistoria, também foram localizados cinco revólveres calibre 38, todos sem munições, além de diversos documentos e comprovantes que serão analisados pela Polícia Civil.
A operação contou ainda com o apoio da equipe de Trânsito, responsável pelo transporte do entorpecente até a 1ª Delegacia de Polícia Civil, onde o material foi entregue.