Na última segunda-feira (22), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), por meio da Comissão de Relações Internacionais e Institucionais (CRII), promoveu o I Júri Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos, com a participação de acadêmicos de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O evento, realizado com lotação máxima, foi destacado pelo presidente da CRII, Jhonny Cristaldo de Oliveira, que celebrou a iniciativa:
“É com muita alegria que registro o sucesso deste evento. O I Júri Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos demonstra o quanto a advocacia e a academia podem caminhar lado a lado na formação de futuros profissionais críticos, comprometidos e preparados para os grandes desafios da Justiça.”
Compuseram a mesa de autoridades os professores da UFMS César Augusto Silva da Silva e Tiago Fuchs Marino, além de Fábio Cordeiro, representante do Escritório de Tarapacá, no Chile.
Na simulação, os acadêmicos Sophia Nogueira, Willian Gomes e João Vitor Santana assumiram a exposição da acusação (Comissão Interamericana), enquanto Joaquim Eduardo, Julia Eiko e Caio Victor apresentaram a defesa (Estado da Argentina).

Com a atividade, a OAB/MS reafirma seu papel histórico de ponte entre o ensino jurídico e a prática profissional, promovendo espaços de diálogo, aprendizado e vivência real do Direito.
A expectativa é de que esta seja apenas a primeira de muitas edições, consolidando a OAB/MS como referência na produção de conhecimento jurídico e na defesa intransigente dos direitos humanos.




