OHospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove neste sábado (13/9), a partir das 8h, um conjunto de ações que visam a redução de filas e ampliação do acesso da população a atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).
O mutirão integra os programas “Dia E – Ebserh em Ação” e “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS), e ocorrerá, de forma simultânea, em todos os hospitais universitários federais da Rede Ebserh, reafirmando seu papel na assistência à saúde pública.
No HU-UFGD, mais de 250 procedimentos serão ofertados para pacientes já regulados para a unidade, entre eles: 30 cirurgias (sendo duas histerectomias, cinco laqueaduras, 15 urológicas e oito oftalmológicas); 43 exames (sete endoscopias, três colonoscopias, 10 ultrassonografias de articulação, 15 ultrassonografias obstétricas e oito ecocardiogramas); 150 consultas (40 consultas de pré-transplante em gastroenterologia, 40 consultas cardiológicas e 70 consultas oftalmológicas); e 35 procedimentos gerais (cinco colocações de DIU Mirena, 10 colocações de DIU de cobre, cinco biópsias de próstata e 15 coletas de Papanicolau).
O último mutirão da Rede Ebserh, ocorrido no dia 07 de julho de 2025, realizou 12.464 procedimentos. O esforço concentrado em todo país permitiu a realização de 10.160 exames, 1.244 mil consultas e 1.060 cirurgias. Mais de 2 mil médicos, professores, residentes, estudantes de graduação e outros trabalhadores da saúde atuaram.
Dentre os procedimentos ofertados constavam cirurgias de média e alta complexidade, consultas especializadas e exames de imagem, como radiologia convencional, ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, mamografia, endoscopia, colonoscopia e biópsias. As especialidades atendidas foram: oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher, conforme as demandas de cada localidade.