Na véspera do aniversário de Campo Grande, time anuncia novidades como um presente que terá impacto no esporte e em outros segmentos do Estado
O futebol sul-mato-grossense está prestes a virar uma página histórica. No dia 25 de agosto, às 17h, no Bioparque Pantanal, oPantanal SAF realiza um evento emblemático para anunciar o primeiro investimento privado em um clube profissional de Mato Grosso do Sul. O encontro contará com as presenças do governador Eduardo Riedel, de autoridades, empresários e parceiros estratégicos.
Com a legislação de 2021, se tornou possível que clubes migrassem do modelo associação civil para as Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs), formato que permite maior capilaridade de investimentos e profissionalização da gestão esportiva. O FC Pantanal adotou esse modelo em novembro de 2024, abrindo caminho para um novo capítulo.
Com isso, o interesse de empresários e investidores no clube se tornou uma realidade crescente e durante o evento desta segunda-feira, véspera do aniversário de 126 anos de Campo Grande, será anunciada a entrada de um investidor privado local como acionista controlador do clube, ao lado do fundador Gilmar Ribeiro, o Mazinho. “Nosso desejo é transformar a mentalidade do clube e do Estado, tratando o futebol como negócio, mas sem esquecer seu papel social. O foco será na profissionalização, sustentabilidade, categorias de base e infraestrutura. O Pantanal SAF nasce para resgatar a tradição do futebol sul-mato-grossense e projetar o esporte local para o futuro”, relata Mazinho.
Ainda segundo o presidente do clube, o momento é inédito para o esporte sul-mato-grossense e traçará novos rumos não apenas para o futebol profissional, mas também para a categoria de base, um dos focos do time, que preza pelo social e apresentará iniciativas a serem implementadas no Estado. “O Pantanal SAF vive um grandioso momento para o futebol de Mato Grosso do Sul, se apresentando como um time estruturado, com grandes projetos para o futuro e com grande atenção ao social, focada na transformação de histórias e muito orgulho para o esporte regional”, detalha.
O futebol sul-mato-grossense hoje
· Ranking de Federações da CBF (2025): Mato Grosso do Sul ocupa a 26ª posição entre os estados, com 1.410 pontos, à frente apenas dos que tradicionalmente têm menor tradição nas competições nacionais. O objetivo do SAF é mudar essa realidade com uma base sólida para um time profissional efetivo.