A cerimônia de colação de grau do Câmpus da UFMS de Três Lagoas (CPTL) reuniu 96 formandos dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Geografia, Enfermagem, Engenharia de Produção, História, Letras, Matemática, Medicina e Pedagogia, e da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), além de concluintes dos cursos de Mestrado em Educação, Geografia e em Letras. A solenidade, realizada na noite desta terça-feira, 19, contou com a presença da diretora da Agência de Comunicação Social e Científica, Rose Pinheiro, coordenadores dos cursos, professores, técnicos, amigos e familiares dos concluintes e egressos titulados durante a pandemia de Covid-19, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.
O vice-reitor Albert Schiaveto celebrou a conquista e reforçou a missão da Universidade de formar profissionais éticos. “Cumprimento a todos os familiares, amigos e convidados que estão aqui celebrando a conquista dos mais novos formados da nossa UFMS. Obrigado por confiarem seus filhos, cônjuges e amigos à nossa Universidade. Quero agradecer, em especial, aos docentes e técnicos do Câmpus de Três Lagoas, que contribuem diariamente para transformar a sociedade por meio da educação. Muito obrigado a cada um de vocês. Esta é a 11ª colação de grau da qual participo, mas, como todas, é única. Cada cerimônia é uma nova oportunidade de aprendizado. É sempre uma festa linda”, enfatizou.
O diretor em exercício do CPTL, Michel Fontes, compartilhou uma mensagem sobre o significado dessa conquista. “Hoje vocês finalmente recebem um diploma, um ato bastante simbólico. A outorga de um grau, para muitos, não é apenas o fruto colhido após anos de esforço e dedicação. Esse diploma que lhes é conferido pode dar voz a quem antes era silenciado, abrir portas para quem antes não era incluído e representar esperança por uma vida mais digna, mesmo em meio às dificuldades e adversidades de um mundo e sistema tão desiguais e injustos. O acesso ao ensino superior e a permanência nele são lutas para muitos, a vitória começa a partir de agora”, ressaltou.
A paraninfa da turma de Enfermagem, Ilda Marta, comemorou a realização de sonhos de cada um dos presentes, tanto dos formandos, quanto dos familiares e amigos. “Eu gostaria de refletir com vocês sobre três aspectos que não são tendências modernas, são valores atemporais. Desde sempre e para sempre. O primeiro deles é a honestidade, principalmente quando não há ninguém olhando. O segundo é a simplicidade de alma, mesmo que vocês ganhem muito dinheiro. E tomara que ganhem. O terceira é a alegria, a alegria de exercer a sua profissão, de poder facilitar e melhorar a vida de outras pessoas, de contribuir para que o processo de viver seja mais leve, mais digno, mais humano. Isso vale para quem atua na saúde, na tecnologia, na educação… em qualquer área. Todos vocês têm o poder de impactar a vida das pessoas e também outras formas de vida. E, com a autoridade de madrinha dessa turma, eu decreto: que vocês sejam felizes”, discursou.
Representando os concluintes, o bacharel em Enfermagem Luan Elias discursou em nome de todos os formandos da noite. “Representar todos os cursos nesta colação é uma honra imensa. Aprendemos que a universidade vai muito além das salas de aula , ela forma cidadãos críticos, profissionais éticos e pessoas que desejam transformar o mundo ao seu redor. Reunidos neste momento de celebração, temos a oportunidade de refletir sobre a jornada que percorremos juntos até aqui. Uma caminhada marcada por obstáculos, superações e, acima de tudo, muito aprendizado. Mais do que simples graduandos, somos agora profissionais formados em áreas que exigem dedicação, compaixão e coragem”, concluiu.
Durante a cerimônia, foram entregues menções honrosas do Conselho Universitário aos formandos com maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico.
O calendário de cerimônias de colação de grau do primeiro semestre de 2025 encerra na próxima semana. Os formandos do Câmpus da UFMS de Chapadão do Sul colam grau na segunda-feira, 25, e os concluintes do Câmpus da UFMS de Coxim no dia 26.




































Lúcia Santos – Fotos: Reprodução/ TV UFMS