O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Rede Ebserh, promove neste sábado (09), a partir das 7h, um mutirão de saúde em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas. A ação integra o projeto “Ebserh em Ação” e o programa Agora Tem Especialistas do Ministério da Saúde, oferecendo mais de 100 procedimentos para pacientes da lista de regulação do SUS, contemplando tanto a população indígena quanto a comunidade em geral.
Segundo o superintendente do HU-UFGD, Dr. Hermeto Macario Amin Paschoalick, a ação reforça o papel social e assistencial do hospital.
“Essa é uma oportunidade de aproximar ainda mais o HU-UFGD da comunidade, oferecendo atendimento especializado de forma humanizada e contribuindo para reduzir a fila de espera do SUS. É uma homenagem aos povos indígenas, mas também um momento de cuidado aberto a todos”, destaca.
Durante o mutirão, serão realizados procedimentos como pequenas cirurgias, exames de imagem, endoscopias, implantes de DIU e atividades educativas. Também haverá capacitação de profissionais sobre cuidados com a pele e técnicas de curativos, fortalecendo a rede de atenção à saúde com qualidade e dignidade.
O atendimento à imprensa será realizado até as 9h30 no local do evento.
Rede Ebserh e o programa Agora Tem Especialistas
O HU-UFGD faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde setembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
O programa Agora Tem Especialistas tem como objetivo ampliar o acesso da população a serviços especializados, reduzir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS) e levar atendimentos de alta resolutividade para diferentes regiões do país.