O Simpósio de Reprodução, Produção e Nutrição de Bovinos, o Repronutri 2025, acontece nos dias 29 e 30 de julho, em Campo Grande, e terá como tema central a “Pecuária do Futuro”. O evento, que se consolidou como um dos principais fóruns técnicos da bovinocultura brasileira, acontecerá no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e reunirá pesquisadores, técnicos, produtores e especialistas do Brasil e do exterior.
A proposta do simpósio é promover a integração entre ciência e campo, discutindo temas estratégicos para o setor, como reprodução bovina, nutrição, bem-estar animal, sanidade e uso de tecnologias emergentes, com foco em eficiência e sustentabilidade. A programação inclui palestras, mesas-redondas e apresentação de cases aplicáveis nas propriedades rurais.
Entre os destaques estão os debates sobre a terminação intensiva a pasto, estratégias de nutrição materna, intensificação da recria e boas práticas sanitárias. A reprodução será abordada com ênfase na Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), incluindo alternativas ao uso de estrógeno, além de técnicas voltadas à redução de perdas gestacionais e ao bem-estar animal.
Conheça o Repronutri
O Grupo de Pesquisa em Reprodução, Produção e Nutrição Animal (REPRONUTRI) foi fundado em 2015, a partir da união de amigos pesquisadores e técnicos de campo que, percebendo a carência de informações científicas voltadas para técnicos e produtores, decidiram se juntar para levar ao campo os conhecimentos produzidos em suas pesquisas e práticas. Assim, o REPRONUTRI nasceu com o objetivo de discutir o sistema de cria no Estado de Mato Grosso do Sul, aliando campo e ciência para promover uma visão crítica sobre o sistema de produção de bovinos adotado, focando no futuro do desenvolvimento de pesquisas que atendam às demandas dos participantes e contribuam para o avanço da pecuária no estado e no país.
Desde a sua criação, o grupo REPRONUTRI, em parceria com instituições como EMBRAPA, UFMS, UCDB, UEMS e UNIDERP, além de profissionais de empresas de consultoria e patrocinadores, já realizou seis eventos (2015, 2016, 2017, 2019, 2021 e 2023). Esses eventos proporcionam palestras abrangentes com renomados profissionais do Brasil e palestrantes internacionais, contando com mais de 7 mil participantes desde a primeira edição.
Inteligência Artificial em foco
A inteligência artificial (IA) terá um espaço exclusivo na programação. Serão apresentados exemplos práticos de como essa tecnologia já está sendo utilizada na predição de fertilidade de novilhas, identificação e pesagem de bovinos, e tomada de decisão no manejo da produção. “Vamos mostrar como a IA vem alavancando o desempenho da pecuária de corte no Brasil”, explica Caio Louzada, vice-presidente do Repronutri.
“Para quem é pecuarista e quer inovar, o Repronutri é uma iniciativa que une nutrição, reprodução e tecnologia para aumentar os resultados do seu rebanho com segurança e eficiência”, destaca Vanessa Weber, pesquisadora da UEMS especialista em IA. “Eu estarei no evento para levar soluções inovadoras com inteligência artificial”, conclui.
UEMS na organização do Simpósio
O evento também abrirá espaço para discussões sobre o futuro da cadeia produtiva da carne, sustentabilidade e perspectivas da agropecuária nacional. A abertura contará com nomes como Jaime Verruck, titular da Semadesc, e Aldo Rebelo, ex-ministro e analista político. A UEMS, Embrapa Gado de Corte, UFMS, Uniderp e outras instituições públicas e privadas estão entre as organizadoras.
Entre os tópicos abordados estão inseminação artificial em tempo fixo (IATF), nutrição materna, intensificação da recria, inteligência artificial no manejo e sanidade animal.
Participação da UEMS na programação
– Professora Fabiana Melo Sterza da UEMS, coordenadora adjunta da PGZOO (Programa de Pós-graduação stricto sensu em Zootecnia), vai mediar o módulo sobre IATF no dia 29 de julho à partir das 13h30;
– Pesquisadora Vanessa Weber, técnica e docente da PGZOO vai apresentar um case de sucesso na sessão de inteligência artificial, que se inicia no dia 30 de julho, às 8h30;
– Professor Antonio Branco, professor visitante do Projeto Sistemas Agropecuários de Baixo Carbono da Rede Pró-Centro-Oeste e o professor Marcelo Vedovatto, docente da Universidade da Lousiana nos EUA e docente da PGZOO, serão palestrantes no módulo de Nutrição e Sanidade que iniciará no dia 30 de julho, às 13h30.
A responsável pela UEMS no Repronutri, professora Fabiana Sterza, menciona que estudantes de Pós-Graduação da UEMS e UFMS estão ativamente envolvidos na organização do evento, que projeta contar com a participação de 1000 pessoas entre produtores rurais, técnicos de campo e de empresas de prestação de serviços e comercialização de insumos para a agropecuárias, estudantes e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do estado.
O evento que cresceu de 350 para mais de 7 mil participantes até aqui já está com inscrições abertas para o simpósio e pode ser feita no site oficial: www.repronutri.com.br/agenda