Tribunal lança campanha “Visibilidade Negra no TJMS”

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) lançou a campanha “Visibilidade negra no TJMS”, iniciativa institucional que dá destaque à trajetória de servidores e magistrados autodeclarados negros, promovendo reflexões sobre representatividade, pertencimento e equidade racial no sistema de Justiça.

A campanha integra as ações do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade de MS, criado pela Portaria nº 1.347, de 6 de agosto de 2018, e reforça o compromisso do TJMS com o fortalecimento da igualdade racial, em consonância com diretrizes do Conselho Nacional de Justiça. A iniciativa está alinhada à Portaria CNJ nº 100/2025, que institui o Índice de Promoção da Equidade Racial (IPER), e à Portaria CNJ nº 411/2021, que valoriza ações concretas voltadas à diversidade e inclusão no Prêmio CNJ de Qualidade.

A Secretaria de Comunicação do TJMS produziu cinco vídeos institucionais que compõem a campanha, sendo quatro com servidores e um com magistrado, todos autodeclarados negros. Nos depoimentos, eles compartilham histórias de vida, origens, desafios e conquistas, além de transmitirem mensagens de incentivo à juventude negra, reforçando a importância da representatividade no Judiciário sul-mato-grossense. Acesse e conheça essas histórias de superação: Visibilidade Negra no TJMS.

Além dos vídeos, serão divulgadas boas práticas institucionais voltadas à promoção da equidade racial. O conteúdo completo está disponível na página do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade de MS.

A iniciativa contribui para a valorização da diversidade no ambiente institucional e amplia os espaços de escuta e visibilidade para vozes negras dentro do Judiciário sul-mato-grossense.

Compartilhe:

Sobre Nós

Somos seu portal de notícias confiável e atualizado, trazendo as principais informações locais, nacionais e internacionais. Nossa equipe dedicada trabalha 24 horas por dia para oferecer jornalismo de qualidade, com credibilidade e imparcialidade.

© 2024 Todos Os Direitos Reservados – Gazeta Morena