Ponta Porã: Pesquisa desenvolvida na UEMS é apresentada em evento

Na tarde de 04 de junho (quarta-feira), a docente e pesquisadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPGDRS) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Ponta Porã (UEMS/Ponta Porã), professora Dra. Eliana Lamberti compartilhou os resultados da dissertação de mestrado do egresso Brandon Chagas Lima defendida em 2022, intitulada DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE: CONEXÕES COM O TURISMO NA FRONTEIRA DE PONTA PORÃ (BRASIL) E PEDRO JUAN CABALLERO (PARAGUAI) em evento promovido pelo Programa Stricto Sensu em Geografia da UFGD.

Parte desses resultados compuseram capítulo de livro (e-book disponível gratuitamente em https://www.lifeeditora.com.br/loja/produto/geografia-das-fronteiras-do-brasil-temas-contemporaneos-ebook-gratuito/) organizado pelo geógrafo e pesquisador da UFGD, professor Dr. Alexandre Bergamin Vieira. O capítulo intitula-se SUSTENTABILIDADE, TURISMO E A FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI: ALGUMAS REFLEXÕES PARA O TERRITÓRIO DE PONTA PORÃ (MS). 

A apresentação da professora Eliana ocorreu junto a disciplina ofertada em rede (Fronteiras Contemporâneas) pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e com instituição de ensino superior da Argentina, a Universidad Nacional de Missiones (UNAM).

Esse tipo de parceria interinstitucional e internacional é importante também, conforme explica a professora Eliana, “por destacar o significado de compartilhar os resultados das pesquisas acadêmicas e promover a transferência de conhecimento, bem como o debate acadêmico, que sempre fomenta novas ideias para pesquisas, projetos de extensão e parcerias. Soma-se a isso o fato dessa parceria valorizar ainda mais a pesquisa realizada no PPGDRS da UEMS de Ponta Porã, além dos desafios inerentes à interiorização da pesquisa, do ensino e da extensão”. 

Na oportunidade, foram destacadas as dezenas de dissertações que se debruçaram sobre a realidade do território fronteiriço de Ponta Porã a partir de temáticas como: agricultura familiar, turismo, cadeia produtiva da erva mate, o papel das universidades, meio ambiente e sustentabilidade, educação e tecnologia. 

Compartilhe:

Sobre Nós

Somos seu portal de notícias confiável e atualizado, trazendo as principais informações locais, nacionais e internacionais. Nossa equipe dedicada trabalha 24 horas por dia para oferecer jornalismo de qualidade, com credibilidade e imparcialidade.

© 2024 Todos Os Direitos Reservados – Gazeta Morena