Curso de Português para migrantes internacionais da UEMS começa nesta quarta-feira

A capacitação é parte do ‘UEMS Acolhe’ que já atendeu mais 2,5 mil migrantes e refugiados

As aulas do curso de português para migrantes internacionais oferecido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) começam nesta quarta-feira (19). Até o momento já são mais de 250 inscritos para os polos em seis municípios. A capacitação é parte do programa de extensão universitária “UEMS Acolhe” que já atendeu mais 2,5 mil migrantes e refugiados de 35 nacionalidades, entre venezuelanos, haitianos, colombianos, cubanos, senegaleses, egípcios, entre outros.

De acordo com o Coordenador do Programa UEMS Acolhe, prof. Dr. João Fábio Sanches Silva, o curso é realizado em formato presencial, nos municípios de Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Dourados e Nova Andradina. “Os alunos podem escolher um dos três turnos, sendo matutino (9h às 11h), vespertino (14h às 16h30) e noturno (19h às 21h30). As aulas são 100% gratuitas, uma vez por semana e seguem até junho de 2025. Ao todo serão 60h/aula divididas em 15 semanas”, explicou.

São oferecidos cursos nos níveis: básico – para migrantes internacionais recém-chegados que não possuem conhecimentos básicos da língua portuguesa; intermediário – para migrantes internacionais com noções básicas de fala e escrita da língua portuguesa; e avançado – para migrantes internacionais com algum grau de domínio da fala e da escrita que queiram aprimorar seus conhecimentos da língua.    

O coordenador destaca que todos os alunos que concluírem o curso receberão certificado oficial de proficiência em língua portuguesa que poderá ser utilizado para fins de naturalização. O certificado é expedido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PROEC).    

A venezuelana Julisxa Salazar, 45, que chegou ao Brasil com a família em 2023, disse que o curso de Português da UEMS foi fundamental para progredir no mercado de trabalho. “Comecei como caixa sem saber falar o idioma, mas através dos cursos fui adquirindo um pouco de fluência. Atualmente, ofereço suporte e serviço aos clientes na área de autoatendimento. Graças ao curso na UEMS, consegui progredir no meu trabalho e interagir com clientes sem medo ou nervosismo. Foi um grande diferencial na minha vida”, afirmou.

Todos os migrantes internacionais podem ter acesso ao curso. Não são impeditivos para a participação a falta de documentos, situação migratória (migrante, apátrida, refugiado, etc.), e/ou nacionalidade. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponibilizada on-line e/ou se dirigir aos polos de aulas.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail uemsacolhe@uems.br ou pelo telefone (WhatsApp): (67) 3901-1888 .  

Compartilhe:

Sobre Nós

Somos seu portal de notícias confiável e atualizado, trazendo as principais informações locais, nacionais e internacionais. Nossa equipe dedicada trabalha 24 horas por dia para oferecer jornalismo de qualidade, com credibilidade e imparcialidade.

© 2024 Todos Os Direitos Reservados – Gazeta Morena