CONEÇÃOPOLITICA – Em meio às articulações do Partido Progressistas em território nacional, já de olho nas eleições de 2026, o deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP-MS), atualmente em seu segundo mandato na Câmara, está sendo sondado como uma possível aposta do partido para disputar uma vaga no Senado Federal.
Essa articulação conta com o respaldo da senadora sul-mato-grossense e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP-MS), que vê no parlamentar um candidato competitivo para a eleição majoritária.
Integrantes da ala conservadora do PP, que são contrários ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), avaliam que Dr. Ovando reúne os atributos necessários para a disputa, combinando experiência e fidelidade às pautas da direita.
Em 2026, cada estado brasileiro elegerá dois novos senadores, e o nome do parlamentar vem se fortalecendo dentro da sigla diante de outros potenciais candidatos. Tanto Tereza Cristina quanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já teriam sinalizado favoravelmente à sua eventual pré-candidatura.
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Médico cardiologista, Dr. Ovando chegou à Câmara dos Deputados em 2018 pelo PSL, partido pelo qual também defendeu a candidatura de Bolsonaro ao Palácio do Planalto.
Com a fusão entre PSL e DEM, que deu origem ao União Brasil, ele migrou para o PP e, em 2022, conquistou a reeleição. Naquele pleito, também desempenhou papel ativo na campanha de Tereza Cristina ao Senado, ajudando a consolidar sua vitória histórica no estado. Agora, seu nome ganha tração como um dos potenciais players da legenda para 2026.
Entre os bolsonaristas do PL, Dr. Ovando é enxergado como um aliado estratégico, especialmente por suas críticas às decisões do Judiciário. Se pautas como impeachment ou anistia avançarem, ele é considerado um congressista que provavelmente votaria a favor dessas propostas.