TopMidiaNews – O deputado estadual Pedrossian Neto (PSD) repercutiu e concordou com a fala do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, sobre a crise econômica brasileira. Ele admite que o ministro Fernando Haddad (PT) é fraco e política de Lula pode destruir o País.
Neto é economista e foi secretário de Finanças na gestão Marquinhos Trad (PDT). Na avaliação do deputado, Haddad não tem tido pulso firme para implementar as medidas econômicas que o País precisa.
”Haddad tem pouca capacidade de implementar ajuste fiscal que convença o mercado em relação à dívida pública x PIB. É uma crise de confiança”, lamentou Neto sobre a condução da política econômica brasileira.
”Não tem espaço político… capacidade de dialogar, tem conhecimento, mas não tem espaço dentro da agenda do PT”, completou o ex-secretário.

Haddad estaria sem espaço no governo (Foto: Vinícius Schimidt – Metrópoles)
Lula
Na visão de Pedrossian, o desprezo de Lula e demais integrantes do governo às medidas de Haddad têm cunho político e eleitoreiro.
”… Lula só tá pensando em eleição… qualquer tipo de ajuste fiscal severo significa cortar benefícios, cortar desperdícios e isso pode ter aspecto impopular”, avaliou o deputado. Ele deu exemplo do pacote de corte de gastos na ordem de R$ 70 bilhões, considerado medíocre ante a necessidade do País.
”… não tinha muita coisa, mais eram cortes em programas assistenciais… ”, avaliou o economista.
Consequências
A resistência em tomar medidas duras e impopulares gera uma consequência à economia brasileira, observa Pedrossian.
”Está se materializando na subida do dólar e necessidade do Banco Central elevar taxa de juros”, analisa Pedrossian. Sendo assim, a situação fica insustentável e faz pressão sobre a moeda estrangeira e gera impacto na inflação, que mexe no poder de compra e no salário do trabalhador.
Ele também definiu que a taxa de juros estimada em 15% para este ano é uma ‘’aberração’’.
”Piora para quem paga parcela da casa própria, quem paga financiamento de carro… taxa do cartão [crédito] sobre. O brasileiro vai pagar pelos erros de Lula”.
Pedrossian Neto vê Lula preocupado só com eleições (Foto: Vinícius Schimidt – Metrópoles )
Eleições
Na avalição do deputado, a eleição de 2026 terá como pauta principal a condução e os resultados da economia.
Kassab
O PSD é um dos maiores partidos da base do governo Lula e a declaração de Kassab foi tida por alguns como ”abandono do barco” e por outros como uma justificativa para arrancar mais espaços dentro da gestão petista.