A cerimônia de colação de grau do Câmpus de Ponta Porã (CPPP) foi realizada na noite da última quinta-feira, 19, no anfiteatro da Unidade, reunindo 33 formandos dos cursos de Ciência da Computação, Matemática, Pedagogia, Sistemas da Computação e Tecnologia em Gestão Comercial. O evento, marcado por discursos emocionantes e reflexivos, contou com a presença de professores, técnicos-administrativos, familiares e amigos, além de ser transmitido ao vivo pelo canal da TV UFMS.
A reitora Camila Ítavo destacou a importância da unificação das cerimônias de colação de grau, ressaltando a democratização e o prestígio desse momento para todos os estudantes. “A gente pretende melhorar cada dia com mais carinho, com mais cuidado, mas hoje com a mesma dignidade que o nosso estudante ingressa na Universidade, ele também se despede com toda a honra, porque todos têm o direito deste momento da mesma maneira. Então a gente fica muito, muito emocionada”, afirmou.
Por fim, deixou uma mensagem aos formandos. “Vou falar duas palavras para vocês: missão e disponibilidade. Vocês assumiram a missão de vocês. Que vocês estejam disponíveis para que façam a diferença”.
O vice-reitor Albert Schiaveto trouxe uma reflexão poética ao seu discurso. “E a última mensagem que eu gostaria de trazer para vocês é uma pequena frase, um pequeno pedaço de um poema de um poeta chamado Fernando Goulart. Lá nesse poema tem uma frase assim: ‘A árvore voa no pássaro que a deixa.’ Nós sabemos que árvores não voam. As árvores recebem pássaros, e quando um pássaro deixa a árvore, a árvore pode voar junto no pensamento. Estamos imaginando aqui nessa metáfora com o pássaro que a deixa. Assim, queridos pais, amigos, queridos professores e técnicos da UFMS, quando os nossos filhos voarem, é o que vocês vão fazer. Nós voaremos juntamente com vocês. A vitória de vocês é a nossa vitória. O sucesso de vocês é o nosso sucesso. A alegria de vocês é a nossa alegria”, enfatizou.
O diretor do CPPP, Leonardo Silva, compartilhou palavras de orgulho e reconhecimento aos formandos. “Eu fiquei pensando no que dizer para os meus colegas, para os alunos, que agora são nossos colegas, profissionais formados. Hoje vindo pra cá, eu me dei conta que a gente não precisava dizer muita coisa, porque vocês são a prova viva de tudo aquilo que a gente fez ao longo desse tempo. E quero só dizer que a gente se orgulha muito de tê-los, por ter participado da formação de vocês. Cada um de vocês carrega um pouquinho de nós e a gente se orgulha bastante”, declarou.
A professora Viviane Cacheffo, paraninfa da turma de Pedagogia, emocionou os formandos com um discurso voltado para o papel transformador da educação. “Para além de exercer funções de magistério, na educação infantil, no ensino fundamental, na educação especial, enfim, por onde vocês forem, lançando mão dos conhecimentos científicos que foram adquiridos, que foram apropriados de diferentes perspectivas teóricas, metodológicas, da inter-relação teoria e prática tão falada nas aulas, nós, professores do curso de Pedagogia, esperamos que vocês sejam capazes de entender o mundo, de se sensibilizar com as realidades que encontrarem no seu cotidiano”.
O orador e licenciado em Matemática João Serratti falou em nome dos formandos, destacando os desafios superados e o início de uma nova etapa. “Somos gratos por cada fator que nos trouxe até aqui, por cada ajuda, inspiração e apoio. Mas também reconhecemos as dificuldades, os desafios e os obstáculos enfrentados. Pois sem eles, não seríamos as melhores versões de nós mesmos. Aprendemos com cada queda e nos levantamos após cada tombo. Lamentamos pelos amigos que ficaram pelo caminho e desejamos forças e sorte àqueles que ainda estão na jornada. O percurso foi e sempre será diferente para cada um de nós. E entender isso faz parte do processo de aprendizado. Se algo que realizamos nos últimos anos foi aprender, com cada oportunidade que nos foi oferecida. No entanto, não devemos nos limitar. Não chegamos ao fim de uma jornada, mas das que nós começamos uma nova trajetória. Esse momento não é o fim, mas o início de algo novo”, ressaltou.
Ao término da cerimônia, os estudantes com os mais maiores Coeficientes de Rendimento Acadêmico foram homenageados pelo Conselho Universitário, recebendo uma menção honrosa em reconhecimento ao seu desempenho excepcional ao longo de suas trajetórias acadêmicas.
Amanhã, as cerimônias de colação de grau do ano de 2024 chegam ao fim com a celebração dos formandos da Agência de Educação Digital e a Distância.
Heloísa Garcia