AV– O Governo Federal decidiu não retomar o horário de verão agora em 2024. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, apesar da crise hídrica que o país enfrenta, a medida não é vista como necessária para garantir a segurança energética do Brasil.
Apesar da recomendação do Operador Nacional do Sistema Elétrico para aliviar a demanda sobre o sistema, o governo optou por não voltar com o horário de verão agora, mas deixou em aberto a possibilidade de reavaliar a situação em 2025, caso o país enfrente condições climáticas extremas.
A medida foi anunciada pelo MInistro durante entrevista coletiva sobre o balanço das ações da força-tarefa criada pelo MME para o restabelecimento da energia em São Paulo e região metropolitana, estudo do Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre a garantia da segurança energética do país e o parecer sobre o horário de verão. Acompanhe ao vivo.
O horário de verão, criado em 1931, foi encerrado em 2019, depois de estudos mostrarem que sua contribuição para a economia de energia havia se tornado insignificante.